O seu real time de notícias, informações, entretenimento e cobertura sobre o mundo pop

Espetáculo “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá” encerra turnê no Rio

Há sete anos encantando os palcos do Rio de Janeiro, o espetáculo de dança afro “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá” retorna à cidade para encerrar sua mini turnê pelo interior do estado. Este ano, o espetáculo passou por São Pedro da Aldeia, Volta Redonda e Macaé, e agora se apresenta nos dias 20 e 21 de julho, às 18h, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, com ingressos a preços populares e classificação livre. Sucesso de bilheteria, o espetáculo é conhecido por sua abordagem inédita ao apresentar uma versão africana para o mito da criação […]

Há sete anos encantando os palcos do Rio de Janeiro, o espetáculo de dança afro “Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá” retorna à cidade para encerrar sua mini turnê pelo interior do estado. Este ano, o espetáculo passou por São Pedro da Aldeia, Volta Redonda e Macaé, e agora se apresenta nos dias 20 e 21 de julho, às 18h, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, com ingressos a preços populares e classificação livre.

Sucesso de bilheteria, o espetáculo é conhecido por sua abordagem inédita ao apresentar uma versão africana para o mito da criação do universo. Com tambores tocados por quatro músicos que representam os ogãns dos tradicionais terreiros de Candomblé no Brasil, o grupo artístico Tambor de Cumba, liderado por Aninha Catão e composto por mais sete bailarinos, retrata a origem das primeiras formas de vida a partir dos elementos primordiais da natureza – fogo, terra, água e ar – e as divindades iorubás, os orixás.

Aninha Catão, diretora da Cia Tambor de Cumba, destaca a importância do projeto: “Nossa missão é usar a arte para combater o racismo e valorizar a cultura africana, especialmente a iorubá. Através da dança, da música e dos cantos, buscamos educar e sensibilizar o público sobre a riqueza e a profundidade das tradições africanas”, afirma.

Os gestos e danças dos artistas, juntamente com os cantos em iorubá, são pontos altos que se interligam ao longo do espetáculo, proporcionando uma experiência cultural rica e envolvente. Com uma equipe formada por artistas pretos, o projeto combate o racismo através da cultura e da educação. “Cosmogonia Africana” é baseado no estudo homônimo desenvolvido por Marcelo Monteiro.

Além das apresentações nos dias 20 e 21 de julho, o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro também sediará uma palestra sobre a “Cosmogonia Africana” no dia 21 de julho, às 14h, e uma oficina de dança afro no dia 20 de julho, às 14h. Ambas as atividades são gratuitas e oferecem ao público a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura africana.

Serviço:
Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá
Datas: 20 e 21 de julho de 2024
Horário: 18h
Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Endereço: Rua José Higino 115, Tijuca, Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia entrada)
Classificação: Livre
Duração: 2 horas

Fotos Vinicius Tognarelli
Fotos Márcio Nobre

deixe seu voto

1.2k Points
Upvote Downvote
Total
0
Shares
Total
0
Share

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.