Mano Teko defende raízes do funk consciente e rejeita rótulos de pioneiro: ‘Prefiro ser a prática que acredito’

“Conscientiza a Massa Funkeira, DJ!

Mano Teko, um dos nomes que marcaram o funk dos anos 90 ao lado de MC Buzunga, com quem formou a dupla Teko e Buzunga, voltou a expressar sua visão sobre o cenário atual do gênero. Conhecido por sucessos como “Rap da Consciência”, “Forever tô Love” e “Por Causa de Você”, o funkeiro fez um desabafo recente sobre a evolução do funk e sua relação com a chamada “consciência” no estilo.

Teko e Buzunga

Em uma declaração sincera, Mano Teko afirmou: “Conscientiza a Massa Funkeira, DJ! Se eu seguisse a moda de hoje, essa de dizer em 2024 que inventou a roda e fez ela girar, diria que inventei o Funk Consciente por ter cantado RAP da C O N S C I Ê N C I A, mas vou preferir seguir focado em ser a prática que acredito, necessária à cultura Funk!”.

O vídeo em que o artista faz esse desabafo foi gravado durante uma apresentação no projeto “Encontro das Antigas“, em Angra dos Reis, junto ao DJ Paulinho Kbção. A fala de Mano Teko reflete sua postura de humildade e respeito às raízes do funk, optando por continuar praticando o que acredita ser essencial para a cultura, ao invés de se autoproclamar pioneiro de um movimento.

Nos anos 90, Teko e Buzunga ajudaram a moldar o funk consciente, trazendo letras que não apenas faziam dançar, mas também promoviam a reflexão social e política. Hoje, Mano Teko se mantém firme em seus princípios, defendendo que o funk pode – e deve – continuar sendo uma ferramenta de conscientização e transformação para as massas.

Mano Teko / Reprodução Instagram

Sua fala surge em um momento em que muitos artistas buscam reconhecimento como “criadores” de subgêneros ou tendências dentro do funk, algo que ele parece enxergar com ceticismo. Para Mano Teko, o mais importante é a prática cotidiana que se alinha com a consciência social que ele sempre promoveu.

deixe seu voto

1.2k Points
Upvote Downvote
Total
0
Shares
Related Posts
LER+

Serviço de inteligência e vigilância eletrônica protegem Festa Julina de Jundiaí

O planejamento inclui também uma empresa de segurança responsável pelas portarias e pela segurança interna do local. Em pouco mais de uma semana, a Festa Julina vai colocar em prática o projeto de segurança para 2024. Diversos itens foram planejados para garantir que os visitantes possam aproveitar a festa com tranquilidade. Na parte eletrônica, dezenas de câmeras monitoram diferentes áreas do Parque da Uva. O objetivo é estar presente sem ser percebido. Esse tipo de vigilância também auxilia no deslocamento dos seguranças em situações de emergência. Além disso, o planejamento inclui um serviço de inteligência, composto por homens e mulheres […]
LER+

Carlos Roberto Duó Comendador aceita convite

Carlos Roberto Duó Comendador, nascido em 27 de junho de 1966, casado há mais de 37 anos com Maria Inêz e pai de André Fellipe, está prestes a completar mais um ano de vida, no mesmo ano em que se formará por mais uma Faculdade a Anhanguera no curso de Gestão Pública. Esse com certeza era o destino do Comendador Vitalício Carlos Roberto Duó. Por uma coincidência incrível, ele comemora o seu aniversário no mesmo dia em que é comemorado o Dia do Comendador. Segundo o site RF News, o Comendador Carlos Roberto Duó integra a lista dos comendadores vitalícios […]
Total
0
Share

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.