A 17ª sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP16), que aconteceu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, nos Estados Unido, reuniu representantes de diversos países, organizações internacionais e entidades da sociedade civil.
A programação contou com vários painéis, palestras e debates abordando temas cruciais como acessibilidade, inclusão social, participação política e econômica das pessoas com deficiência e os desafios enfrentados na implementação dos direitos estabelecidos pela convenção.
“A nossa participação na Conferência nos permitiu aprender com outros países e organizações que também trabalham em prol dos direitos das pessoas com deficiência. É um evento muito importante que ocorre anualmente na ONU.
Queremos trazer novos conhecimentos e ideias para continuarmos aprimorando nosso trabalho e buscando soluções efetivas para os desafios enfrentados pela comunidade de pessoas com deficiência no Brasil”, afirma Fabiana Duarte, Diretora do Instituto Simbora Gente, uma das instituições selecionadas para compor a delegação brasileira no evento.
E na reunião de delegação junto ao comitê brasileiro, Samanta Quadrado, se apresentou como Autodefensora do Instituto Simbora Gente. “Que honra, orgulho e alegria fazer parte desse momento! Quero representar o Brasil de forma significativa e positiva, promovendo a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência, nacionalmente e agora também internacionalmente.”