Com vastas opções, o Fundo Social, projeto de cursos profissionalizantes de Casa Branca, oferece aulas de corte e costura, manicure, cursos para gestantes e curso de culinária, tendo como especialidades ovos de páscoa, bolos e tortas. Além disso, conta com aulas de memória ativa, que possui foco no público acima de 55 anos, com atividades feitas para trabalhar a cognição, memória e desenvolvimento dos idosos atendidos. O clube de mães, o qual tem sete polos distribuídos na cidade, consiste em um encontro semanal onde as mulheres fazem confecção de bordado e artesanatos.
A proposta surgiu com a intenção de investir na capacitação da população e no desenvolvimento social, visando atender às variadas necessidades. Segundo Natália Eduarda de Oliveira, instrutora de oficina do projeto Fundo Social, com os cursos disponíveis, é possível adquirir habilidades práticas e conhecimentos específicos, o que é altamente valorizado no mercado de trabalho: “Temos como objetivo levar aprendizados e informações para nossos municípios, e com isso, contribuir positivamente na vida social de Casa Branca.”, afirma a instrutora Natália.
Os cursos são escolhidos de acordo com o que o público procura. As aulas de manicure, culinária e corte e costura ajudam as mulheres a empreender e ter oportunidades na área comercial. Já o curso de gestantes, leva vários palestrantes como médico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e profissionais da educação, onde cada palestrante trabalha uma temática voltada para a gestante e o seu bebê.
Elaine Rose, uma das participantes do clube das mães, conheceu o espaço através de uma conhecida com a finalidade de aprender e aprimorar o bordado: “Sempre gostei muito de bordar, e lá, além de fazer novas amizades, eu consigo ocupar meu tempo.” diz Elaine.
Majoritariamente, quando mães buscam cursos profissionalizantes se deve pelo fato da falta de tarefas. Ao ficar sem atividades, a ociosidade do indivíduo tende-se a crescer, causando assim ansiedade, solidão e aumento de irritabilidade. Elaine confirma que as aulas as ajudaram no desenvolvimento cognitivo e social. “ Melhorou minha auto estima. Qualquer curso que você faça sempre vai te acrescentar mais conhecimento, pois não ocupa espaço, e devemos aproveitar as oportunidades que a nossa prefeitura nos proporciona.” finaliza a participante.
GIPHY App Key not set. Please check settings