Em publicação na página da VCMI no LinkedIn, nesta quinta-feira, 22, a instituição destaca o primeiro projeto de crédito de carbono para energia renováveis do Brasil, e cita a FutureCarbon por ter desenvolvido o projeto Sol do Sertão, como qualificado entre os 4 melhores projetos do mundo em critérios de alta qualidade.
O maior destaque foi dado ao compromisso duplo do projeto, de reduzir as emissões de carbono e também pelo impacto social positivo do projeto.
A Iniciativa Voluntária do Mercado de Carbono
A Iniciativa Voluntária para o Mercado de Carbono – VCMI é reconhecida pelo mercado global de carbono como a maior referência de créditos de carbono de alta qualidade no mundo.
VCMI é uma organização independente sem fins lucrativos sediada na Rockefeller Philanthropy Advisors. A VCMI foi anunciada pelo presidente designado da COP26, Alok Sharma, em 31 de março de 2021, e recebeu cofinanciamento da Children’s Investment Fund Foundation, do Ballmer Group, do Bezos Earth Fund, do Google LLC, da Packard Foundation e do Departamento de Negócios e Energia do Reino Unido. e Estratégia Industrial (BEIS).
O chefe da divisão de Transição de Energias Futuras, Rafael Borgheresi , explica: “Os créditos de transição energética do projeto são baseados no Beyond Carbon, uma nova geração de créditos de carbono baseados em integridade e impacto, inspirados nas regras do The Integrity Council for the Mercado Voluntário de Carbono (ICVCM) e VCMI , e o modelo dos Objetivos de Desenvolvimento Social da ONU.”
GIPHY App Key not set. Please check settings