Especialista em harmonização facial Ana Laura Fontana comenta busca inacessível por padrão de beleza. Você costuma usar filtros para suas fotos nas redes sociais? O uso desses “retoques” digitais se tornaram habituais, já que servem para remover imperfeições e deixar a imagem mais bonita. O problema surge no momento em que a busca pela beleza começa a ultrapassar fronteiras e as pessoas passam a fazer no mundo real o que viam na tela do celular. Foi o que aconteceu com Flavia Pavanelli, Deolane Bezerra e a ex-BBB Paula Freitas: todas elas realizaram procedimento estético e depois voltaram atrás. A especialista em harmonização facial Ana Laura alerta para os cuidados que estes casos precisam, porque nem sempre a expectativa do cliente é atendida.
“Infelizmente, já atendi pacientes que trouxeram imagens repletas de filtros e pediram para que eu fizesse igual, ou então que eu reproduzisse a boca ou o nariz de algum artista, mas nem sempre isso é possível porque, como sempre lembro, a perfeição não existe. As redes sociais são fantásticas, mas criou-se um estereótipo de beleza que é inatingível e todos precisam entender o que é real e o que não é”, alerta a cirurgiã dentista.
Apesar de ser bastante conhecido, o uso do botox tem ficado em segundo plano: “Atualmente, vejo que as pessoas têm procurado mais a harmonização facial, já que reúne todos os procedimentos da área de acordo com a necessidade. Ela não é só o botox, nem só preenchedores ou fios… É um planejamento criterioso para a necessidade de cada paciente e o intuito é potencializar características que cada um já tem. Talvez essa preferência esteja ligada à esse padrão de beleza irreal”, explica a especialista
Engana-se quem pensa que os cuidados encerram-se ao final do procedimento. Ana Laura explica que alguns cuidados são gerais, apesar de cada um ter sua própria indicação: “Indico evitar a exposição por dois dias e evitar maquiagens e exercícios físicos por 24h”, ela explica, antes de reforçar a importância de agir com cautela: “Busque um profissional com técnicas precisas e seguras, isso facilitará todo o processo, além de ter uma orientação coerente sobre possíveis exageros. Mesmo em procedimentos simples, como a rinomodelação, podem acontecer intercorrências e alguém experiente fará toda diferença”, finaliza.
GIPHY App Key not set. Please check settings