Relembre os momentos icônicos de Rita Lee

Nascida em 31 de dezembro de 1947 em São Paulo, Brasil, Rita Lee era uma célebre cantora, compositora e escritora que desafiou o mundo do rock, dominado pelos homens. Assim, se tornou conhecida como a Rainha do Rock Brasileiro.

Rita Lee nos deixou na noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos de idade. A cantora batalhava contra um câncer de pulmão desde 2021 e, desde então, fazia tratamentos contra a doença.

Em comunicado publicado nas redes sociais da cantora, a família informou que a passagem da artista foi “cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”. Começo da carreira A diversidade cultural de Rita, com seu pai sendo inglês e sua mãe italiana, inspirou seu amor por James Dean e pelos Beatles.

Ela começou sua carreira musical como backing vocal do Tulio’s Trio. Então, passou a se juntar a vários grupos musicais em sua juventude, incluindo Teenage SingersSix Sided Rockers e Os Seis.

Os Mutantes e Tutti-Frutti

Mais tarde, formou Os Bruxos com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, que mais tarde seria o famoso Os Mutantes. O grupo fez parte do movimento do tropicalismo e deixou uma marca significativa na história da música nacional e internacional.

Com Os Mutantes, Rita Lee gravou seis discos entre 1966 e 1972. Entretanto, sua jornada no grupo acabaria com uma expulsão feita pelo, até então marido. O motivo teria sido o fim do relacionamento entre os dois, assim como uma “incompatibilidade musical”.

Implacável, Rita formou o grupo Tutti-Frutti em 1974, com quem gravou quatro discos entre 1974 e 1978. Nessa época, também conheceu o multi-instrumentista Roberto de Carvalho, com quem formou uma parceria musical e um romance, que continuava forte desde então.

Carreira na televisão e aposentadoria dos palcos

Além da carreira musical, Rita Lee também se aventurou em programas de televisão, apresentando o “TVleezão”, na MTV Brasil, em 1991 e co-apresentando “Saia Justa” no GNT, entre 2002 e 2004.

Em janeiro de 2012, Rita Lee anunciou sua aposentadoria dos palcos, com seu último show acontecendo no Festival de Verão de Sergipe. Desde então, a rainha do rock vivia isolada com o marido e os animais de estimação em uma fazenda no interior de São Paulo.

Em 2016, publicou a sua autobiografia, na qual partilha as suas aventuras no mundo da música e detalha a sua infância e adolescência. Apesar de sua reclusão, Rita Lee continuava ativa no Instagram e ocasionalmente participava de entrevistas e programas de televisão por meio de videoconferências.

Rita Lee deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.

deixe seu voto

1.2k Points
Upvote Downvote
Total
0
Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Related Posts
Total
0
Share

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.