Nascida em 31 de dezembro de 1947 em São Paulo, Brasil, Rita Lee era uma célebre cantora, compositora e escritora que desafiou o mundo do rock, dominado pelos homens. Assim, se tornou conhecida como a Rainha do Rock Brasileiro.
Rita Lee nos deixou na noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos de idade. A cantora batalhava contra um câncer de pulmão desde 2021 e, desde então, fazia tratamentos contra a doença.
Em comunicado publicado nas redes sociais da cantora, a família informou que a passagem da artista foi “cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”. Começo da carreira A diversidade cultural de Rita, com seu pai sendo inglês e sua mãe italiana, inspirou seu amor por James Dean e pelos Beatles.
Ela começou sua carreira musical como backing vocal do Tulio’s Trio. Então, passou a se juntar a vários grupos musicais em sua juventude, incluindo Teenage Singers, Six Sided Rockers e Os Seis.
Os Mutantes e Tutti-Frutti
Mais tarde, formou Os Bruxos com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, que mais tarde seria o famoso Os Mutantes. O grupo fez parte do movimento do tropicalismo e deixou uma marca significativa na história da música nacional e internacional.
Com Os Mutantes, Rita Lee gravou seis discos entre 1966 e 1972. Entretanto, sua jornada no grupo acabaria com uma expulsão feita pelo, até então marido. O motivo teria sido o fim do relacionamento entre os dois, assim como uma “incompatibilidade musical”.
Implacável, Rita formou o grupo Tutti-Frutti em 1974, com quem gravou quatro discos entre 1974 e 1978. Nessa época, também conheceu o multi-instrumentista Roberto de Carvalho, com quem formou uma parceria musical e um romance, que continuava forte desde então.
Carreira na televisão e aposentadoria dos palcos
Além da carreira musical, Rita Lee também se aventurou em programas de televisão, apresentando o “TVleezão”, na MTV Brasil, em 1991 e co-apresentando “Saia Justa” no GNT, entre 2002 e 2004.
Em janeiro de 2012, Rita Lee anunciou sua aposentadoria dos palcos, com seu último show acontecendo no Festival de Verão de Sergipe. Desde então, a rainha do rock vivia isolada com o marido e os animais de estimação em uma fazenda no interior de São Paulo.
Em 2016, publicou a sua autobiografia, na qual partilha as suas aventuras no mundo da música e detalha a sua infância e adolescência. Apesar de sua reclusão, Rita Lee continuava ativa no Instagram e ocasionalmente participava de entrevistas e programas de televisão por meio de videoconferências.
Rita Lee deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.
GIPHY App Key not set. Please check settings